Manutenção do Barbado da Terceira

[Pelagem]   [Alimentação]   [Exercício]

O Barbado da Terceira é uma raça relativamente pouco exigente a nível de trato. Os principais cuidados prendem-se com a manutenção da pelagem. No entanto, dá muito menos trabalho do que o seu pelo abundante poderia fazer pensar.

Pelagem

Como não faz mudas de pelo (uma característica dos cães com barbas), as escovagens e penteadelas regulares (semanais) são uma necessidade para eliminar o pêlo morto, manter a pele e pelagem em boas condições e manter a sua capacidade de isolamento térmico. Caso contrário, o pêlo terá tendência a embaraçar-se, criando “rastras”, obrigando a uma tosquia higiénica para a pelagem recuperar a sua condição.

Material para manutenção da pelagem

Material sugerido para uma boa manutenção da pelagem - pentes e escova; tesouras para aparar e esculpir o pelo, corta-unhas

Estes cães não temem a neve, pois o sub-pelo fornece um bom isolamento, porém é necessário verificar que não ficam ensopados.

Ch Adágio na neve

Também no Verão uma pelagem bem cuidada confere um bom isolamento térmico. Existe muito o mito da tosquia, com a ideia que o cão tem calor, mas as tosquias parciais normalmente apenas cortam o pelo de fora, quando o que está envolvido na protecção térmica é essencialmente o sub-pelo. Se for uma tosquia completa, está-se a expor mais o cão à acção directa do sol, correndo o risco de insolações, e de alterar a qualidade do pelo (post-clipping alopecia) A imagem abaixo explica o porquê:

(Imagem retirada de groomerisms.com; clique para ver maior)

Se a pelagem for regularmente penteada e mantida, de forma a evitar a criação de nós e permitir um bom arejamento da pele, não serão necessários cuidados extra. Uma penteadela correcta, uma vez por semana, demora apenas alguns minutos e é suficiente para manter o pelo em boas condições:

(Imagem retirada de groomerisms.com; clique para ver maior)

Neste vídeo pode ver como fazer a manutenção regular da pelagem do seu Barbado da Terceira de companhia adulto, de forma a manter o pelo e a pele em boa saúde:

(voltar ao topo)

 

Alimentação

A alimentação deve ser ponderada. Apesar de a raça não ser particularmente exigente a este nível, uma ração de boa qualidade irá assegurar um melhor aspecto da pelagem e minimizar problemas de saúde a médio e longo prazo.

Como com qualquer cão de grande ou médio porte, deve haver o cuidado de não sujeitar o cão a esforços intensos durante cerca de uma meia-hora antes ou depois de comer. Apesar de não ser uma raça particularmente propensa a isso, há sempre o risco de uma eventual torção de estômago.

(voltar ao topo)

 

Exercício

É necessário assegurar que o cão pode desgastar a sua grande energia, de preferência em actividades envolvendo o seu proprietário, uma vez que é um cão que vive fundamentalmente em função dos desejos e presença do dono. Reforça-se assim o laço entre ambos, o bem-estar físico e psicológico do animal e evita-se que o excesso de energia seja desviado para comportamentos não desejáveis pelo proprietário. As disciplinas desportivas – obediência, agility, flyball, frisbee, etc. – podem constituir uma excelente actividade para o Barbado (e o seu dono).

Multi-Ch Figo

Ch Adágio

(voltar ao topo)

Visite o nosso canal do Youtube para ver vídeos dos nossos cães na neve e em diferentes actividades!