Origem do Drever

Drever

O Drever é uma das mais populares raças na Suécia, o seu país de origem. Porém, fora da Escandinávia, é praticamente desconhecido. É uma raça que tem sido criada essencialmente por e para caçadores, sendo raros os exemplares utilizados “apenas” para companhia.

A sua origem remonta aos primeiros anos do séc. XX, quando alguns Dachsbrackes da Westfália, uma raça de caça alemã, foram importados para a Suécia (em 1910). Ao longo do tempo, esta população evoluiu, adaptando-se às condições e caça suecas. Os primeiros exemplares foram registados em 1913, mas a raça manteve-se relativamente discreta até aos anos 1930, período a partir do qual se expandiu devido à sua reputação como cão de caça. A raça tornou-se conhecida com o seu nome actual – Drever – em 1947, individualizando-se definitivamente os restantes Dachsbrackes, ligeiramente mais pequenos. Em 1953 foi reconhecida como sendo de origem sueca.

Alguns websites falam da possível introdução de Beagle e/ou outras raças de cães de caça (como o Basset Hound) na raça, mas estas especulações não são corroboradas pela informação transmitida pelo Svenska Kennelklubben (o clube de canicultura sueco).